Voltar

ILUSTRES SÃO-PEDRENSES

Essa página é dedicada aos Ilustres São-Pedrenses, nascidos em nossa cidade e que se projetaram ou se projetam pelas suas obras, profissões, feitos e legados. Alguns desses nomes estão despontando no cenário nacional.

Clique no seu nome para saber mais.

FERNANDO FERRARI (Deputado Federal)
Nascido em São Pedro do Sul, destacou-se no cenário político nas décadas de 40,50 e 60, pelo PTB - Partido Trabalhista Brasileiro - com o qual se desentendeu depois, manifestando sua indisposição através da Campanha das Mãos Limpas e do MTR – Movimento Trabalhista Renovador.

A infância, adolescência, juventude e iniciação política de Fernando Ferrari, sua atuação e desempenho estudantil, social e comunitário será aqui abordado de forma breve, atendo-se mais a atuação política de Ferrari, rede de relações políticas e pessoais, pontos de vista, ideais políticos e partidários que defendia e que se opunha, com destaque para sua carreira como deputado estadual e, sobretudo federal, onde mais se destacou, defendendo a Reforma Agrária, as crianças e as classes mais injustiçadas e oprimidas da sociedade de então. Leia mais.

 

FRANCISCO VARGAS (Cantor. Compositor. Instrumentista. Gaiteiro)

De estilo popular próximo ao de Teixeirinha. Em 1981, gravou de sua autoria, entre outras as composições "Fracassar por quê?", "Te deixei trovando", "Índio chucro", "Recordando a infância" e "Rei da grossura". Em 1982, lançou outro LP, interpretando "Fui eu que fiquei trovando" e "Sinto orgulho do (...)

Amor à querência (c/ José Carlos Vargas) • A consciência condena (c/ José Carlos Vargas) • Dando a mão pra mulherada • Deixei de ser boêmio • Este é o fim do solteirão (c/ José Carlos Vargas) • Fracassar por quê? • Fui eu que fiquei trovando • homenagem ao rei da trova (c/ Leonir) • Índio chucro (...)
• Francisco Vargas (1981) LP
• Francisco Vargas (1982) LP
• Francisco Vargas (Série Raízes dos pampas) (1999) EMI CD

 

MORAEZINHO (Compositor, Cantor e Trovador)

Compôs sucessos como: Panela Velha, Guasca de Fora e São Pedro do Sul.


 

PAULO DE FREITAS MENDONÇA (Jornalista e Pajador)

Sua família jamais imaginaria que destino daquele menino nascido em São Pedro do Sul e inicado como ator de teatro, reservava um lugar entre os melhores poetas e pajadores do Rio Grande do Sul.

O CTG Itaquatiá abriu-lhe as porteiras da Tradição Gauchesca, participou de grupos de dança sendo um exímio sapateador.

A Comunicação sempre lhe facinara. Na Rádio Liberdade FM, (1985) cria asas e alça vôo na conquista de outros espaços. Antes mesmo de chegar a cidade grande já tratava contato com os mestres da poesia. Foi com o Mestre Jaime Caetano Braun que iniciou-se nas pajadas. Leia mais.

 

OLEGARIO SCHMITT (Poeta, Escritor, Fotógrafo, Editor e Web-Designer)

Parte de sua família ainda mora na Pedra Grande. É São Pedrense de registro e coração embora tenha nascido no Hospital Universitário de Santa Maria, cidade em que se formou e começou os primeiros passos na arte das poesias e desenvolveu suas profissões.

Em 1996 e durante os anos seguintes, editou o fanzine de poesia O Pascoim, distribuído pelas ruas de Santa Maria.

Em 1997, editou e publicou, através do Poesia Diária (atualmente PD-Literatura), o e-zine (jornal eletrônico) O Quintanares, espalhando a poesia de autores gaúchos gratuitamente para mais de 2.000 assinantes ao redor do mundo. O Quintanares era semanal e circulou por mais de três anos.

Ainda neste ano, utilizando a tecnologia Flash, começou a criar o que chamou de Poesia Multimídia Interativa, uma mistura eletrônica de letras em movimento e sons, expandindo as formas de se fazer poesia.

Após concorrer em nível nacional com 272 originais, foi selecionado no 2° Concurso Blocos de Poesia (1999), promovido pela Editora Blocos, Rio de Janeiro, que editou o seu livro No Pé da Letra.

Os poemas Não Sei Onde Perdi Meu Sorriso... e Relógio Antigo são selecionados no 1° e no 2° Concursos A Poesia Pede Passagem (CAL/UFSM), em 1999 e 2001, respectivamente.

2002 - Funda o Santa Poesia, um grupo de discussão de literatura voltado exclusivamente para os escritores da cidade de Santa Maria; integra a equipe editorial do PD-Literatura, onde edita o caderno Amar, Amando e no qual desenvolve o design geral do site; é convidado pela Editora da Tribo para participar da edição do Livro do Curumim, obra voltada para o público adolescente do Ensino Fundamental II.

2003 - Edita o funzine Poesilha, com os poemas do grupo Santa Poesia; ministra oficinas gratuitas de poesia em escolas da periferia de Santa Maria; passa a fazer parte da a ASL - Associação Santamariense de Letras; lança o livro O Amor & Outras Coisas Que Coçam (Ed. e Ilustração do Autor, 103 p.).

2004 - Muda-se para São Paulo, onde participa da Oficina Avançada de Fotografia, no Centro Universitário Maria Antônia - USP; é selecionado no Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria com as fotos Trilhos e Luz no Fim do Túnel, recebendo o 3º lugar e menção honrosa, respetivamente (saiba mais); algumas de suas fotos são adquiridas pela Editora Scipione para publicação em livros didáticos, com tiragem de mais de 1.000.000 de exemplares; alguns poemas são publicados no Livro da Tribo, da Editora da Tribo, edição 2004.

Conto Infantil: Tião o Macaco Criança

www.oleschmitt.com.br
blog.oleschmitt.com.br

Para adquirir os livros do Olegario clique aqui

 

ÉLVIO BAGOLIN (Escultor e Artista Plástico)

Só os São-Pedrenses mais jovens é que não conhecem esse simpático amigo, depois de vencer a sua condição especial, reuniu forças e hoje é um reconhecido artista São-Pedrense. Alguns familiares seus residem na cidade e são muito conhecidos e queridos por todos.

Leia a reportagem do Jornal Cidadão sobre a Exposição de suas esculturas que o Élvio Bagolin fez durante as comemorações do 80º Aniversário do Município. Clique aqui

- 1999- Exposiçao de quadros Confeitaria Arte em Doce Porto Alegre
- 2000-Primeira Mostra Artistica de Portadores de Necessidades Especiais- UFSM
- 2001-Segunda Mostra Artistica de Portadores de Necessidades Especiais- UFSM
- 2002-Exposiçao de Quadros e Esculturas na Batataria O BATATAO -Santa Maria
- 2003-Exposiçao de Esculturas e Quadros no Restaurane Bonacera - Santa Maria
- 2004-Exposiçao na Casa de Cha Engenho do Doce-Santa Maria
- 2005-Exposiçao de Quadros e Esculturas no Restaurante DOM BENITO- Santa Maria
- 2006-Exposiçao Didatica de ESCULTURAS no Colegio Tito Ferrari- São Pedro do Sul
- Exposiçao de Quadros na Autentica Moda intima-São Pedro do Sul
- Exposiçao de Quadros na Noite Italiana do Lions Clube São Pedro do Sul
- Exposiçao Coletiva de Quadros do Bita Atelier no Restaurante Petrus-São Pedro do Sul
- Exposiçao de Esculturas no Bita Atelier em São Pedro do Sul
- Exposiçao de Esculturas na Casa de Cultura em comemoraçao ao 80 anos de emancipaçao do municipio de São Pedro do Sul de 11 a 21 de março
- Exposiçao de Esculturas no Sitio Hotel São Pedro do SUL
- Exposiçao de Esculturas na Loja Ki Arte São Pedro do Sul
- Exposiçao de Esculturas no Restaurante Tatiquel- São Pedro do Sul
- Exposiçao de Esculturas na Farmacia DROGAMED - São Pedro do Sul
- Exposiçao de Quadros no Restaurante Prato Feito - Santa Maria
 

As esculturas estão a venda nas Lojas Bela Casa Decoração de Santa Maria

Páginas e contatos:

www.fotolog.net/elvioesculturas
http://fotolog.terra.com.br/elvioesculturas
Perfil no Orkut

Para adquirir as escultura do Élvio Bagolin mande uma mensagem clicando aqui

Se você conhece algum cidadão São-Pedrense que está despontando com seu talento em nível regional ou nacional, envie nos dados necessários para publicarmos sua obra neste espaço.

juliomedina@saopedrodosul.net

Clique na imagem para retornar a página principal

 

 

www.000webhost.com